Cozinha americana pequena e simples: ideias, dicas e modelos.

A cozinha americana, que é aberta para a sala de jantar e estar, mesmo que pequena e simples, pode ser bastante graciosa e aconchegante. Conhecida também como cozinha gourmet ou integrada, já que liga-se aos ambientes em geral por um balcão, de fato oferece a vantagem da união da família e amigos. Ficam todos juntos ali, no mesmo espaço, desde o momento em que o alimento é preparado até a hora de comer. Além do mais, ela tem um apelo moderno, e fica perfeita em apartamentos pequenos. Bom, hein? Quer ter uma? O importante é você ler sobre o assunto e conferir imagens de cozinhas decoradas, tudo para descobrir as referências que aprecia, e elencar o que você gostaria de implantar na sua casa ou apartamento. Espie este post que ele está recheado de dicas, e imagens, para sua informação e inspiração. Vem!

Veja também:

Cozinha pequena: o grande charme da decoração está nos detalhes.

DECORACAO-COZINHA AMERICANA

Via Casa Abril

DECORACAO-COZINHA AMERICANA[2]

Via Casa Abril

DECORACAO-COZINHA AMERICANA[3]

Via Casa Abril

Dos armários

Uma cozinha americana tem como característica principal o fato de ser aberta para a área comum de convivência do lar, e isso faz dela o coração que integra a família. Mas ela também pode e deve ser um espaço funcional, que sirva ao seu propósito de maneira eficiente. Uma vez que na cozinha a gente guarda um monte de apetrechos de trabalho como louça, panela, talheres, eletrodomésticos, etc., e também os alimentos, é importante que o espaço de armazenamento seja pensado com carinho. Em geral, apenas uma parede ganhará armários nesse espaço, certo? É preciso usar essa parede de maneira inteligente, de modo que fique bonito, já que ficará aberto para o resto da casa, e atenda às necessidades quanto a guardar o que você precisa ter nesse ambiente. Veja como escolher armários de cozinha e aposte nas melhores opções para seu ambiente.

Numa cozinha americana pequena, com apenas uma parede para colocar os armários, é quase mandatório que eles subam até o teto, ou seja, ao máximo de altura possível. Entretanto, não queremos que o ambiente pareça apertado ou “denuncie” o pouquíssimo espaço que você tem, certo? Nesse caso, uma boa estratégia é escolher armários claros, e também suas paredes (e teto!) serem clarinhos. Dessa forma, você maximiza sua capacidade de armazenamento, mas evita o contraste e, com isso, a sensação de que o ambiente é menor. Em contrapartida, dará ao ambiente uma ideia geral de que ele é maior, mais aberto, já que os tons combinam e harmonizam-se entre si.

DECORACAO-COZINHA AMERICANA[4]

Via Casando com amor

DECORACAO-COZINHA AMERICANA[5]

Via Globo Dicas

DECORACAO-COZINHA AMERICANA[6]

Via Globo Dicas

Ainda falando em tons combinantes e clarinhos, não esqueça do piso. Ainda que eles sejam diferentes, opte por cores similares ou de uma “mesma família”, para que não haja uma delimitação gritante dos espaços, mas a sensação de continuidade. Eu, por exemplo, nem terei cozinha americana na minha nova casa que está em reforma, ainda assim, para que toda a casa pareça maior, optei por um piso apenas, que é um porcelanato clarinho. Quero dar uniformidade a todo o apartamento, e a escolha de um único piso foi uma de minhas estratégias.

DECORACAO-COZINHA AMERICANA[7]

Via Cozinha Americana

DECORACAO-COZINHA AMERICANA[8]

Via Decorando Casas

DECORACAO-COZINHA AMERICANA[9]

Via Revista Zap Imóveis

Enfim, o uso de cores claras não quer dizer, contudo, que você não possa pincelar sua cozinha com cores. Gosta delas? Use-as nos utensílios, pratos, copos, talheres, panos de prato, quadros, etc., e seja feliz!

Do balcão

Em um apartamento ou casa bem pequenos, é bem difícil colocar uma ilha, como se vê nos modelos de cozinha em casas gringas e enormes. Vamos combinar que é assim? Mas dá para fazer um bom uso do balcão na sua cozinha americana, de modo a aproveitar bem o pouco espaço que você tem. Vejamos: você pode fazer dele uma área de refeição e por isso deve ter bancos altos perto dele, pode colocar nele o seu cooktop ( fogão de mesa) e usar como área para preparação da comida, pode até planejar gavetas ou armários adicionais, além do mais, também pode instalar sua cuba. Você verá que essas alternativas são possíveis e podem ampliar bastante a área útil da sua cozinha, viu?

DECORACAO-COZINHA AMERICANA[10]

Via Pequeno Apartamento

DECORACAO-COZINHA AMERICANA[11]

Via Pequeno Apartamento

DECORACAO-COZINHA AMERICANA[12]

Via Pequeno Apartamento

E não esqueça!

1 – Não é porque sua cozinha é integrada que você vai tentar usar a luz comum de todo o ambiente, ok? Dedique a sua cozinha uma iluminação própria para ela, porque o ambiente precisa estar bem iluminado para que você trabalhe melhor lá. Deixe o lustre pendente para a sala/mesa de jantar. Embaixo dos seus armários também pode haver pequenos focos de luz, que cumprem uma função decorativa bastante interessante.

2 – Pense que a cozinha ficará aberta e lá você vai cozinhar, já que o ambiente não será de enfeite, certo? Então, para evitar cheiros e fumaça espalhados pelos ambientes, é preciso considerar uma coifa das boas, hein? Comentei lá em cima que minha cozinha na casa nova NÃO será do tipo americana, certo? Mesmo assim, terei uma coifa. Imagina você que quer uma cozinha assim? Precisa considerar esse item no seu ambiente, comtodaforçadoseuser. Vai por mim! Pesquise por uma potente e que faça o mínimo de barulho possível. Fica a dica.

3 – Sua cozinha ficará aberta “ao público”. Considere isso ao fazer sua escolha por um cômodo com essas características, então opte por revestimentos que possam ser limpos com mais facilidade e praticidade. Você precisa adquirir senso de organização e disciplina para manter tudo limpo e organizado. Esses são pontos importantes a serem considerados, certo?

Veja também:

Cozinha inteligente, prática e funcional: dicas profissionais.

Decoração da cozinha: 7 profissionais dizem o que é top.

Como combinar cor da pedra do balcão com revestimento da cozinha?

ASSINE

Um comentário sobre “Cozinha americana pequena e simples: ideias, dicas e modelos.”

  1. Luiza Gomes comentou:

    muito bom gostei de tudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *