Decoração da cozinha: 7 profissionais dizem o que é top.

Você anda pensando em reformar sua cozinha? Já pensou se antes de iniciar esse projeto você pudesse ouvir de profissionais da área as recomendações que eles têm para a decoração desse ambiente? Eu imaginei que você acharia o máximo, útil e providencial. Por isso, bonita, a boa notícia é que corri atrás deles para você e, oh: aprecie o post porque ele está re-che-a-do de dicas de quem entende.

 

Fique bem atenta ao que essas Arquitetas, Designers e especialistas têm para te contar. Suas dicas, sugestões e orientações podem te dar um norte muito bacana sobre por onde você pode ir quando colocar em prática o seu projeto. Depois é caprichar nas escolhas, e viver feliz da vida com elas. Vem!

Atualmente, com os espaços muito reduzidos, temos cada vez menos paredes e, portanto, mais integração de ambientes, como é o caso da sala de estar e da cozinha. As cozinhas são uma extensão da sala de estar, onde nos reunimos com a família e os amigos, se tornando assim um local que merece um olhar e carinho especiais na hora de decorar. A tendência é que os eletrodomésticos sejam cada dia mais modernos, coloridos e ganhem espaço na decoração, saindo dos armários fechados e indo para as bancadas, nichos e prateleiras sem porta. Além de deixarem o ambiente mais interessante facilita o dia-a-dia ter aquela batedeira sempre à mão!”

 

DECORACAO COZINHA

“…eletrodomésticos são cada dia mais modernos, coloridos e ganhem espaço na decoração…”

 

Ana Carolina Ventura é Arquiteta e presta serviços na área de decoração, reformas e avaliações de imóveis em Campinas (SP) e região. Telefone (19) 98131-4485 | e-mail: acarol161@gmail.com.

 

Para uma cozinha ser funcional, prática e harmônica sempre é bom utilizar acabamentos claros nas paredes para refletir a luz e ampliar o ambiente. Atualmente o uso do branco com madeira e detalhes em cor (fácil pela infinita gama de cores nas lojas) deixam a cozinha elegante, alegre e aconchegante. Para decorar a sugestão são luminárias pendentes pontuais na mesa, vasos com temperos naturais, peças bacanas de louça/vidro coloridos, e ter uma cozinha feliz, pois como disse o escritor Mia Couto: ” Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros.”

 

“Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros”

 

Regiane Yuki Sabanai é Arquiteta, atua no Brasil e em Portugal com decoração de interiores e serviços imobiliários. Você pode saber um pouco mais de seu trabalho através de seu site, o Studio Rys, bem como via Arquitetos do Bem, projeto solidário onde ela atua buscando parcerias para ajudar o próximo.

 

Com os imóveis cada vez menores, as cozinhas perderam nos últimos tempos centímetros preciosos, por isso acredito em uma tendência cada vez mais clean para este ambiente. Com menos objetos, menos detalhes, com a opção de superfícies mais lisas e mais fáceis de limpar. Por isso, o vidro volta a fazer sucesso, mas agora aliado a cores mais vivas. Afinal, engana-se quem pensa que é proibido usar tons fortes em ambientes pequenos. Desde que bem dosadas, as cores podem sim fazer um charminho. Uma das portas do armário pode ser vermelha, por exemplo, ou amarela, se esta for sua cor preferida. O importante é fazer opção por materiais fáceis de limpar, pois se tem uma coisa que nunca vai sair de moda é a praticidade!”

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

“…o vidro volta a fazer sucesso, mas agora aliado a cores mais vivas. Uma das portas do armário pode ser vermelha, por exemplo, ou amarela, se esta for sua cor preferida.”

 

Claudia Medeiros é Designer de Interiores e atua em Campinas (SP) e região com projetos de decoração, acompanhamentos de obras e assessoria. Se você mora em outro estado ou região, mas precisa do apoio de um profissional para reforma ou decoração, ela executa projetos online para atender suas necessidades. Para saber mais detalhes de seu trabalho, acesse seu site aqui.

 

A dica é o uso de uma cor vibrante usada em pastilhas de vidro, ou papel-de-parede estampado, como revestimento, e até mesmo em eletroportáteis coloridos com design bacana, o que permite deixá-los expostos sobre bancadas e prateleiras. Outra coisa que considero imprescindível em uma cozinha é um painel imantado para colocar receitas, recados, lista de compras… Além de prático, acho mais limpo que a lousa, por causa do pó que solta do giz. Certamente usando esses artifícios você terá uma cozinha super charmosa e personalizada, pronta para fazer deliciosas receitas!”

 

DECORACAO COZINHA[3]

“… considero imprescindível em uma cozinha é um painel imantado para colocar receitas, recados, lista de compras… Além de prático, acho mais limpo que a lousa, por causa do pó que solta do giz”

 

Carol Carneiro é Designer de Ambientes e atua em Belo Horizonte (MG) com consultorias em projetos residenciais, comerciais, empresariais e institucionais. Para mais detalhes sobre seu trabalho, e contato, acesse seu blog aqui, e sua página no Facebook, aqui.

 

Penso que é tendência hoje as cozinhas aconchegantes e com espaço funcional para receber os amigos em volta da bancada com cooktops e fornos, que vieram para ficar. Armários grandes e práticos onde você abre e encontra tudo a mão. Mas vamos falar um pouco em decoração: este ano chegou com tudo as arandelas, mas na minha opinião elas já estão ai há bastante tempo, pois cozinhar sem uma boa iluminação não dá. Outra tendência de 2014 são os metais, e agora é a vez do Bronze, Ouro Velho e Preto, e que combinam muito bem com mármores. Já os armários vêm parecidos com os móveis embutidos, robustos, as cores partem do Off White e passam pelo bege, marrom e chegam no preto, e ficando com ares de modernos e sofisticados.

 

“Outra tendência de 2014 são os metais, e agora é a vez do Bronze, Ouro Velho e Preto, e que combinam muito bem com mármores.”

 

Eliana Ricci é Designer de Interiores e blogueira. Acompanhe suas ideias, sugestões e atualizações em seu blog, o Barraco Chic, clicando bem aqui.

 

Acho que a grande tendência é que os eletrodomésticos da cozinha deixem de ser apenas peças úteis para se tornarem também “objetos de desejo”, peças bonitas, com design atrativo e inovadoras do ponto de vista tecnológico. Não tem mais espaço para cozinha útil, apenas, ela é um ambiente para mostrar também, bonito, com estética apurada. Entram em cena eletros com edição limitada e acabamentos diferenciados, como esse cooktop com acendedores de cristal.”

 

DECORACAO COZINHA[4]

Entram em cena eletros com edição limitada e acabamentos diferenciados, como esse cooktop com acendedores de cristal.” Imagem.

 

Adriana Magre é Designer de Interiores e blogueira. É ela quem edita o Cores da Casa, espaço virtual onde mostra ideias, tendências e tudo o mais em decoração. Além do mais, atua com consultoria e execução de projetos. Para saber mais detalhes e entrar em contato, acesso seu blog aqui, ou sua página no Facebook, aqui.

 

Em termos de arquitetura, a tendência de cozinhas abertas e “cozinhas-corredor” já é fato. Por conta disso, no design e decoração há a necessidade de revestimentos mais vistosos e iluminação mais trabalhada, já que a cozinha é vista do estar, e de uma maior preocupação com o uso dos espaços verticais (as paredes). Como a  cozinha aberta se torna, muitas vezes, uma área de encontro, isso se reflete na tendência das cozinhas gourmet, com acessórios e eletrodomésticos com design mais refinado. 2 tendências gerais que impactam as cozinhas também são o uso da tecnologia e a “volta ao passado”. Nas cozinhas, como reflexo destas tendências gerais, temos a tendência industrial, de um lado, e a “cozinha da fazenda” de outro: uso de aço inox, coifas e outros eletrodomésticos cheios de tecnologia, uso de mais cores nos móveis, azulejo hidráulico e madeira, seja de verdade ou em revestimentos que os imitam.”

 

“Em termos de arquitetura, a tendência de cozinhas abertas e “cozinhas-corredor” já é fato. “

 

Rosana Silva é pós-graduada em Design de Interiores e se dedica a pesquisa e estudo sobre o tema, reunindo o fruto de seu trabalho no blog Simples Decoração. Acesse todo o seu conteúdo requíssimo em seu blog, aqui, ou ainda em sua página no Facebook, aqui.

Para saber mais:

Dicas de decoração: revestimentos de cozinha.

4 dúvidas sobre revestimentos de piso da cozinha respondidas!

Como combinar cor da pedra do balcão com o revestimento da cozinha?

Imagens: free images

 

ASSINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *