Como fazer seu espaço pequeno parecer maior? 10 dicas.

Hoje em dia, todo mundo está cansado de saber, o que mais se vê é apartamento pequeno ou casa mini por aí. Dificilmente há como escapar desse padrão, e o desafio é decorar seu lar de modo que fique confortável, funcional e que pareça um tantinho maior do que ele é. Para esse último efeito, há que se lançar mão de alguns truques e… voilá! O que é mínimo ganha ares maiores. Quer saber como?

Leia também:

Apartamento mínimo com tudo pra viver bem… é possível?

Eu quis, e por isso perguntei a quem entende: um time de experts no assunto. Veja abaixo as dicas que foram dadas por 7 profissionais da área de Casa&Decoração, aproveite a oportunidade e reveja seu espaço a partir dessas orientações. Será que não dá para ampliá-lo um pouquinho, ainda que visualmente?

Leia também:

Dá para viver bem em pequenos espaços?

A principal de todas as dicas, talvez a mais conhecida e, imagino, você desconfie qual seja, é o uso de espelhos [1]. Essa é uma orientação reforçada pela Arquiteta Caroline Willrich, editora do blog Arquitetando – Projetos e Objetos. Aliado a esse recurso, é importante optar por cores claras nas paredes e móveis [2]. A dica é da Carol Carneiro, Designer de Inteiores cujo trabalho e dicas podem ser conferidos em seu blog, clicando aqui.

DECORACAO-PEQUENOS ESPACOS-ESPELHO NA DECORACAO

Sala de apartamento projetada pela Designer de Interiores Eliana Ricci, editora do blog Barraco Chic, fazendo uso do espelho em duas paredes.

DECORACAO-PEQUENOS ESPACOS-ESPELHO NA DECORACAO[2]

Sala projetada pela Arquiteta Regiane Yuki Sabanai, profissional que está a frente dos trabalhos no Studio Rys, e que vai adiante nas dicas: “para criar uma sensação de ambientes maiores, o uso de elementos como o espelho é indispensável. Além disso, o papel de parede ou pintura com listra [3] passa a sensação de continuidade, com a aparência maior refletidas no espelho.”

Leia também:

3 erros na decoração e organização de espaços pequenos: você os comete?

As dicas não param por aqui, e provam que o foco nos detalhes é que farão toda a diferença na decoração de sua casa, ampliando espaços e dando ares de maior amplitude aos ambientes. Veja o que recomenda, por exemplo, a Ana Carolina Ventura, que é Arquiteta e presta serviços de decoração, ampliações e reformas de imóveis em Campinas (SP) e região, e que você pode contactar pelo fone (19)98131-4485 ou pelo e-mail acarol161@gmail.com:

Além das já conhecidas dicas usar espelho no ambiente e cores claras para parecer maior, aposto nos pisos com junta seca ou vinílicos [4], já que não têm recortes visíveis, dando a impressão de amplitude. Outra dica é usar os móveis encostados nas paredes de maior dimensão do ambiente [5] para não dar a sensação de encurtamento.”

Leia mais:

5 dicas de decoração para casas com pouco espaço.

Outra profissional que caprichou nas dicas para facilitar sua vida na hora de decorar seu apartamento pequeno ou sua casa de dimensões reduzidas foi a Claudia Medeiros, que é Designer de Interiores em Campinas  e trabalha com projetos de decoração, acompanhamentos de obras e assessoria. Você pode encontrá-la virtualmente no blog Se Fosse Na Minha Casa. Repare no que ela orienta:

A dica número 1 para um ambiente parecer maior é o uso de espelhos, mas outra coisa muito importante é a iluminação [6]. Ambientes escuros tendem a parecer menor do que realmente são. Quanto maior a luminosidade, maior a sensação do espaço. A iluminação é extremamente importante em um projeto bem pensado. Usada de forma inteligente, pode “aumentar” generosamente os espaços. Luminárias discretas e iluminação indireta aumentam o pé direito. Espelho refletindo a iluminação fica lindo e aumenta ainda mais a luminosidade e a sensação de espaço. Cabe aqui mais uma dica: é importante usar a temperatura de cor correta para cada tipo de ambiente. Espaços de descanso devem ter luz mais amarelada, enquanto espaços de trabalho, que exigem mais atenção do frequentador, devem receber luz branca.

Vale a pena conferir com atenção as dicas valiosas da Rosana Silva, que é pós-graduada em Design de Inteiores, e está a frente de um blog riquíssimo em conteúdo nesta área, o Simples Decoração. Confere:

Divisórias funcionais [7]: uma divisória, além de dividir os ambientes (é claro,rs!) pode ser mesa de refeições, guarda objetos, mesa de trabalho e ter ainda uma TV que gira, atendendo os 2 ambientes. Os novos apartamentos também diminuíram em altura, o que contribui para parecerem menores ainda e prejudica a ventilação e iluminação. Portanto, evite forro de gesso se o pé direito for ficar menor que 2,60m [8]. Integre [9]: quanto menos paredes, maior o espaço parece ser. Mas cuidado! Nunca derrube uma parede sem a aprovação de um arquiteto. Um só ambiente pode ser sala de estar, sala de jantar, sala de TV e home Office. Esta é a tendência atual. Use o máximo de móveis suspensos ou que permitam boa visualização do piso abaixo deles [10].”

Viu quantas dicas incríveis? Depois desse post, já dá para repensar escolhas e decisões sobre a decoração e reforma do seu imóvel, não é? Ou ainda, retocar alguns detalhes nos ambientes em sua casa de modo que seu espaço ganhe em iluminação, ventilação, conforto, praticidade e espaço… é ou não é? Então… se joga na decoração da casa, e divirta-se!

ASSINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *