Mesa de centro da sala de estar: compre sem erro!

Uma sala de estar com uma mesa de centro ganha outros ares, não é verdade? O design do espaço fica tão harmonioso, que é difícil quem não queira uma para viver de amores, sem contar que essa peça de mobiliário é, sim, muito útil. Lá você pode apoiar um copo ou xícara, utilidades próprias da sala e até mesmo os pés, oh: é verdade ou não é? Agora, você há de concordar comigo: comprar uma dessas pode não ser uma tarefa das mais simples, certo? Imagine se o orçamento estiver curto, então?!

Foi pensando em facilitar sua vida e direcionar melhor suas escolhas que pensei em editar esse post. A ideia dele é que, ao final, você formule bem como deve ser a sua compra, de modo a adquirir um produto bonito e harmonioso com seu ambiente e, o melhor, com seu bolso. Para me ajudar a esclarecer algumas dúvidas, a Rosana Silva, pós-graduada em Design de Interiores, é a nossa consultora querida da vez. Fique atento a todas as dicas e faça sua compra do jeito certo, sem erros!

DECORACAO-DECORACAO INTERIORES-DECORACAO AMBIENTES-SALA ESTAR-MESA DE CENTRO[2]

Imagem: Design Sponge

DECORACAO-DECORACAO INTERIORES-DECORACAO AMBIENTES-SALA ESTAR-MESA DE CENTRO[4]

Antes de mais nada, pense em sua necessidade real. Aliás, pense, inclusive, se ela existe! Para mim, por exemplo, hoje essa peça é desnecessária. Sim, continuo vivendo de amores pelas mesinhas e ainda sonho com uma, mas quando me tornei mãe ainda não tinha, e optei por adiar a compra, porque queria a casa o mais livre possível para o pequeno. Quando Artur ficar maiorzinho, volto a pensar no assunto. E quanto a você? Precisa de uma? Se sim, qual seria o uso dela? Espaço para pratos de petiscos ou copos é o que você deseja? Será necessário encaixar algo sob o móvel, a exemplo de caixas de brinquedos, livros ou revistas? É preciso que ela tenha um design seguro para a criançada? Ela vai servir de apoio para os pés também? Pense no uso desse item na sua sala, no dia a dia, e isso já te dará um bom norte sobre o que você está procurando.

Veja também:

Como decorar a mesa de centro de sala.

DECORACAO-DECORACAO INTERIORES-DECORACAO AMBIENTES-SALA ESTAR-MESA DE CENTRO[5]

Antes de sair para a compra, estude bem o seu espaço para que sua escolha traga beleza e funcionalidade. Sendo assim, pense no tamanho da peça, altura e formato. Esses detalhes te farão optar pelo móvel que funcionará melhor no seu ambiente, de acordo com suas necessidades. A regra básica para orientar sua escolha quem ensina é nossa consultora. Repare:

DECORACAO-DECORACAO INTERIORES-DECORACAO AMBIENTES-SALA ESTAR-MESA DE CENTRO

Imagem: Simples Decoração

Entre o sofá/poltronas  e a mesa,  uma distância máxima de 60cm. É mais ou menos o quanto a média das pessoas adultas consegue alcançar um objeto sobre a mesa sem desconforto.

O comprimento da mesa deve  ser tal que no mínimo, “sobrem” 50 cm de sofá de cada lado (não considere o braço do sofá, mas somente a área de assento). Mesmo a pessoa lá no cantão, vai conseguir acessar a mesa sem problemas.

A largura da mesa depende do quanto você tem de espaço para circulação. O espaço livre mínimo é 60cm. O ideal é 80 cm.”

Pensando na altura de seu móvel, veja quanto mede do chão até o assento do seu sofá. Esta será mais ou menos a medida que você precisa encontrar na sua mesa de centro.

DECORACAO-DECORACAO INTERIORES-DECORACAO AMBIENTES-SALA ESTAR-MESA DE CENTRO[3]

Imagem: Pinterest

DECORACAO-DECORACAO INTERIORES-DECORACAO AMBIENTES-SALA ESTAR-MESA DE CENTRO[6]

Quando sair a procura do móvel ideal, você verá que variedade é o que não falta. Todo estilo pode ser atendido. Qual o seu? Se você quer algo moderno, rústico ou glamouroso, enfim, seja como for, haverá sempre uma alternativa para você. O que nossa consultora enfatiza é que “você pode seguir ou não o estilo do ambiente. Mas se não seguir, é bom que tenha alguma característica já existente em algum outro objeto do ambiente (seja cor, material, revestimento, etc)”.

Veja também:

Decoração na sala de estar: mesa de centro. Qual o seu estilo?

Quanto ao espaço que você dispõe, Rosana finaliza explicando que “desde que se preserve uma circulação mínima de 60 cm, ela pode existir no espaço pequeno. Quando isso não é possível, use as mesas laterais ou uma prateleira de apoio na parte posterior do sofá”, completa.

A Rosana Silva edita um dos blogs de decoração com melhor conteúdo sobre o tema e, veja você, ela preparou um post completíssimo sobre mesas de centro e mesinhas laterais para sua sala ficar toda nos trinques. Claro que você não vai perder a chance de espiar esse post que, na verdade, é um guia, certo? Clique aqui e saiba tu-do.

ROSANA SILVA - SIMPLES DECORACAO

Mais consultorias da Rosana:

Moldura: coadjuvante ou protagonista na decoração?

Móveis planejados: dicas para não errar na hora da escolha.

A Rosana edita o blog Simples Decoração, uma fonte incrível de informações sobre casa e decoração. Se eu fosse você não deixaria de acompanhar suas atualizações, hein? Aliás, eu não perco seus posts, sempre muito bem escritos e informativos. Quer acompanhar também? Então, clique bem aqui e se jogue! Ah! O Simples Decoração também está no Facebook, com uma fanpage muito bem atualizada com o melhor da decoração e do Design. Já curtiu? Eu já!

ASSINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *