Moldura: coadjuvante ou protagonista na decoração? Você decide…

É verdade, tudo depende de qual papel você atribui a ela. Dessa forma, a moldura poderá ser a estrela, ou não, no ambiente onde ela está. Será que é complicado fazer as escolhas certas para a moldura de um quadro? Como fazer com que aquela moldura linda de viver que você encontrou seja a estrela maior na decoração da casa?

 

Eu tenho dúvidas sobre o assunto, e imagino que você também. Sendo assim, não perdi tempo e fiz uma consulta para nos ajudar com essas questões. Com as dicas da Rosana Silva, pós graduada em Design de Interiores, tudo vai ficar mais simples no final. Confere!

Decoração da Casa > Se for bem escolhida, a moldura pode valorizar um quadro ao ponto de ser tão importante quanto a obra?

 

“A moldura bem escolhida (cor e formato) sempre valoriza o quadro, mas não deve ofuscá-lo. A não ser que o objetivo seja este, é claro! E isso deve ser bem claro, como por exemplo, quando se coloca telas com tecidos comuns ou espelhos em molduras rebuscadas antigas ou até molduras sem quadro algum, o que vemos muitas vezes atualmente.”


Imagem: Dear Designer´s Blog

 

DC > Há moda para molduras?

 

“Eu diria que as molduras acompanham os estilos de pintura e também os de decoração. Por exemplo, o estilo rococó requisitou a criação de molduras grandes, douradas em geral e sempre cheias de detalhes. A decoração minimalista tende para quadros abstratos com poucas cores, desenhos que parecem simples, molduras discretas e retas e muitas vezes sem molduras.”

 

DC > Qualquer moldura combina com todas as obras?

 

“De forma alguma. Deve-se analisar o estilo , as cores e o ambiente para a escolha da moldura ideal. “


Imagem: Bubbles Home & Decor

 

DC > Além das molduras retas, que são modernas, há ainda aquelas entalhadas, que são cópias das molduras usadas séculos atrás. Como fazer a escolha?

 

“Como falei acima, atualmente há uma tendência à misturas que tem um que de humor, como colocar um quadro abstrato com uma moldura em estilo barroco. Se o ambiente possui esta veia despojada e descontraída, cabe. E considero melhor ainda quando em um arranjo solto, que não tenha uma formação geométrica. Outra possibilidade é a criação de ambientes clássicos, mas atuais, usando quadros com este tipo de moldura para adornar cópias de quadros antigos.”

 

A Rosana edita o blog Simples Decoração, uma fonte incrível de informações sobre casa e decoração. Se eu fosse você não deixaria de acompanhar suas atualizações, hein? Aliás, eu não perco seus posts, sempre muito bem escritos e informativos. Quer acompanhar também? Então, clique bem aqui e se jogue!

Muito mais para você…

 
5 ideias para a decoração da parede vazia em sua casa…

Como decorar paredes com quadros

Como decorar a parede da escada?

Dicas de decoração para a parede do quarto, sala e banheiro

Ideia para reutilização de quadro na decoração da casa

Redes Sociais

Vamos manter contato?

E-mail: decoracaodacasa@gmail.com

Um comentário sobre “Moldura: coadjuvante ou protagonista na decoração? Você decide…”

  1. Pingback: Já viu como imprimir charme na decoração da parede com fotos?
  2. Trackback: Já viu como imprimir charme na decoração da parede com fotos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *