Decorando a sala de estar com amarelo!

Você é solar? Gosta de cores radiantes na sua decoração? Humamarelo é um representante dos bons quando se pensa em cores alegres em decoração, não é? Se você pensa em usar algo assim na sua sala de estar e busca inspirações, então este post é para você!

A história que motivou este post começa com um comentário deixado pela Katy, quando foram publicadas no Trololó de Mulher algumas dicas e sugestões sobre cores na sala de estar.

A Katy escreveu assim:

Olá, queria algumas dicas: quero trocar o sofá da minha casa e queria saber a melhor cor…

As cores da minha sala são bege, amarelo, mostarda e detalhes vermelho na decoração, sendo que: tenho uma parede na cor amarelo-canário que é o espaço para colocar o sofá de 3 lugares; as demais paredes e o teto são brancos. Nesta mesma parede amarela tenho um quadro que mistura as cores vermelha e bege. Faço uma combinação de duas cortinas, a cortina que fica nas pontas é mostarda e a cortina que fica no centro do varão é bege. Na sala tenho também um rack imbuiá com preto. Qual cor devo comprar meu sofá? Ah! E no caso de tapete, qual cor devo colocar? Desde já obrigada. Bjsss

Tratei de colocar os pingos nos “ís”, explicando a Katy que não sou decoradora, e nem quero vender “gato por lebre”, mas expliquei que estava disposta a ajudá-la com pitacos. Por que não?!

Oi, Katy! Antes de mais nada, deixa eu te alertar quanto a algo muito importante: eu não sou decoradora, certo? Eu não tenho qualquer formação na área. Sou amadora, amadora mesmo. No máximo, gosto de ver sites e revistas de decoração. Se ainda assim você quiser alguma dica/consideração sobre sua sala, sugiro que você me envie uma foto da sua sala, mostrando esses detalhes que você citou no comentário. Eu posso tentar reunir algumas imagens que possam servir de inspiração para você, e pedir pitacos das outras leitoras do blog. Se eu conseguir montar esse post, eu te aviso. Se quiser mandar fotos, o e-mail é: trololomulher@gmail.com | Beijos, Lidi

E não é que a Katy enviou as imagens mesmo? Olha só:

Em busca de referências para a Katy, achei interessante trazer dois ambientes que me permitiram tecer algumas considerações, e que talvez possam ser aproveitadas em casas bem reais.

O sofá…

Imagem via Better Homes and Gardens

A imagem me leva a perceber que a conjunção de detalhes brancos, como os que estão nas paredes da Katy, assim como no teto + amarelo da parede em destaque indicam uma boa opção. Ela conseguiu criar um ponto de destaque na sala dela, exatamente como sugere esta imagem para referência.

A combinação parece ser de muito bom gosto, e penso que para arrematar o ambiente, um sofá branco seria muito bem vindo. A sala ficaria clara, solar, alegre e bem harmoniosa. A questão é: a realidade e rotina da casa permite um sofá branco? Se a resposta for sim, o resultado final poderá ser dos melhores!

O tapete…

Imagem via Country Living

A imagem também mostra a opção de cor no tapete que pode vir a ser uma boa escolha: cor neutra! Seria exatamente numa cor assim que apostaria.

No mais, a sensação que tenho ao olhar um ambiente com amarelo nas paredes + cor clara dos móveis, tudo sendo conjugado com um tapete claro, de tonalidade bem neutra, é de que o espaço ganha ainda mais luz. Além do mais, com a base clara é mais fácil brincar com cores nos detalhes, e a chance de parecer demais é menor. Não dizem que menos é mais? Eu concordo… e você?

Indo um pouco mais além do sofá + tapete…

Imagem via myhomeideas

Essa imagem me fez pensar que talvez seja possível repensar a cor do rack na sala. E se ele também fosse branco, ou recebesse um trabalho sobre a madeira de modo a ganhar pátina branca? É a harmonia que o branco dos móveis (já comentado) + amarelo na parede (já escolhido pela Katy) + tapete neutro (também comentado) retratado neste ambiente que me fez pensar que a mudança do rack também poderia ser algo a ser considerado.

Veja também: 

Amarelo na decoração: como usar?

No mais, creio que valha a pena pensar em acessórios com variações de amarelo, a exemplo das almofadas e cortina mostarda que já estão na sala, assim como um detalhe ou outro um pouco mais cítrico, a exemplo de vasos que poderiam ser colocados no rack branco (o que está na mesa de centro da sala serve como referência visual), ou ainda de quadros que poderiam ornar sua parede (como os que têm folhagens, neste ambiente para inspiração, e que dão uma ideia de como quadros com pinceladas cítricas caem bem em paredes amarelas).

ASSINE

2 comentários sobre “Decorando a sala de estar com amarelo!”

  1. Pingback: Decoração da sala de estar: cores e combinações.
  2. Trackback: Decoração da sala de estar: cores e combinações.
  3. Pingback: Amarelo na decoração: como usar?
  4. Trackback: Amarelo na decoração: como usar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *