Como decorar uma sala pequena?

A realidade de muitas de nós é que moramos em casas ou apartamentos cada vez menores, mas o desejo de fazer do lar um lugar gostoso de viver em família continua o mesmo. Sendo assim, está aí o desafio decorativo, encontrar meios de fazer dos pequenos espaços ambientes bonitos e funcionais. Neste post você encontrará dicas práticas, fáceis e infalíveis para decorar uma sala pequena, e criar um ambiente gostosinho pra chamar de seu. Sua casa merece, sobretudo você e sua família. Vem comigo!

A importância de decorar a sua sala

É indiscutível que a sala de estar é, praticamente, o “cenário de boas vindas” de um lar. Usualmente, é nela que se acomodam as visitas, então é muito importante tornar este espaço o mais agradável possível. Em ambientes pequenos, a decoração e o planejamento assumem uma importância vital. Mas, oh: não criemos pânico! É possível, sim, criar uma sensação de espaço e de conforto, mesmo numa sala de poucas dimensões. Para isso, é importante que utilizar alguns truques que podem fazer toda a diferença para ajudar a ter um ambiente mais espaçoso, bonito e confortável na sua sala.

Dicas para decorar a sua sala pequena

Em primeiro lugar, elimine todos os utensílios inúteis (móveis, bugigangas, etc.) que apenas ocupam espaço e tornam o ambiente mais apertado e desorganizado. Assim, o ambiente fica mais organizado, como também facilitará o processo de limpeza.

Escolha um estilo de decoração simples, limpo e clean, de forma a valorizar ambientes pequenos, gerando a sensação de mais espaço. Paralelamente, opte por cores claras, que ajudam a criar uma sensação de amplitude no ambiente.

Procure utilizar pufes que estejam alinhados ao seu estilo decoração, isso pelo seu caráter polivalente: não só são ótimas peças para acomodar pessoas, como também dão um toque descontraído à sua decoração.

DECORACAO-SALA-SALA PEQUENA

Puffs sendo usados como mesa de centro ou apoio para os pés, mas também são um recurso para assentos extras. Rack baixo e sofá com desenho simples e limpo.

Outra boa alternativa é utilizar móveis com pernas expostas na decoração da sua sala, de forma que aumentará o campo de visão do piso, dando a sensação de mais espaço aos seus familiares e amigos.

Adicionalmente, não se esqueça da importância de usar uma mesa de centro (de preferência retangulares ou redondas), que tenha dimensões proporcionais ao espaço para que a circulação do ambiente não seja prejudicada. Neste particular, sugerimos que utilize uma mesa de vidro ou acrílico: por ser um móvel transparente irá ser uma aliada para a sensação de espaço da sua sala.

Evite colocar muitos móveis numa sala pequena e procure também utilizar armários com portas e gavetas no sentido de manter o ambiente da sua sala sempre organizado.

Além do mais, é válida a utilização das paredes da sua sala como solução para ganhar espaço, tanto por via de prateleiras como até da instalação da sua televisão na mesma. Relativamente à televisão, um móvel baixo poderá também ser uma opção interessante.

Por último, dois elementos fundamentais da sua sala: a mesa de jantar e o sofá. Quanto à primeira, o mais importante a considerar passa por escolher uma mesa que não atrapalhe a circulação na sala. Já no caso do sofá, é preferível a escolha de um sofá claro e com braços pouco volumosos, que harmonize com o visual da sua sala.

DECORACAO-SALA-SALA PEQUENA[2]

Móveis com pé, mostrando o chã, reforçam a impressão de o ambiente ser maior. Mesa de centro longa, mas estreita, o que não compromete a circulação no espaço.

Recomendações complementares

Agora que tem uma noção do que é necessário para decorar a sua sala, procure casas para alugar em Valinhos e transforme o ambiente do seu lar. Não se esqueça que, em ambientes pequenos, você deve – acima de tudo – simplificar. Quanto menor o número de coisas na sala, mais leve ficará o ambiente, e desse modo, parecerá maior. Este princípio base será não apenas fundamental para o seu bem-estar, como também para criar uma sala de estar mais convidativa, confortável e espaçosa para os seus familiares e amigos.

Imagens: Casa Abril

ASSINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *